Serenidade

Sensibilidade...

10 agosto 2006

Divagações de um longo voo!

O avião passa através das nuvens!
Passa por átomos e moléculas de O2, H2, N2, CO2, H2O, SO2 e assustam-se. Algo estranho os agita! Tudo está em harmonia, mas… vem o Homem e… altera… o que estava em sintonia, o que se encontrava em equilíbrio dinâmico.
O mais incrível é que o Homem dessintoniza-se e desequilibra-se.
Realmente só poderia acontecer! Se o Homem não sabe cuidar de si próprio como saberá cuidar do que o rodeia?
Pensa ele que sabe!
Afirma fazer tudo para seu bem, para um maior conforto, maior rapidez, mais conhecimento, mais saúde… Mas… o que se verifica é que faz o contrário do que alega fazer, faz tudo para se prejudicar.
Maior conforto implica maior gasto de recursos naturais, muitos deles limitados. Repare-se no petróleo, um recurso energético não renovável cuja escassez leva a que o Homem esteja em guerra com o Homem.
A água (recurso hídrico) que, apesar de renovável, a que é potável, está de tal forma escassa que qualquer dia assistiremos ao que actualmente se passa com o petróleo. Há quem diga que no século XXI assistiremos à Guerra Azul!! Eu ainda tenho Esperança que tal não aconteça…
Para uma maior rapidez os recursos energéticos não renováveis são usados exageradamente , além da escassez dos mesmos assistimos à libertação de poluentes que estão, desde à centenas de anos, desde a Revolução Industrial a contribuir para o aumento de poluição e suas consequências, nomeadamente, chuvas ácidas, buraco na camada do ozono, aquecimento global, efeito de estufa; e de doenças, umas que sempre existiram (mas nas quais se verificou um aumento exacerbado) outras inexistentes.
É verdade, sem dúvida, que o aumento de conhecimento permitiu que determinadas doenças deixasse de ser motivo de morte, benditas vacinas que permitiram reduzir em grande escala a mortalidade infantil ou erradicar a morte por tuberculose. Outras há, porém, em que se verificou em muito o número de casos diagnosticados. Não vale a pena mencioná-las. Estaria a dar-lhes importância e é precisamente o contrário que queremos, deixá-las no esquecimento para bani-las. Termino por aqui o voo das palavras… mas o meu ainda não terminou!

O Homem acha-se o maior entre tudo o que existe no planeta!
Constrói isto…
Destrói aquilo…
Altera o que não lhe agrada!
Mas, se alguma das suas bases sofrer um qualquer tipo de desequilíbrio deixa imediatamente de ter força, coragem, destreza para construir e se reconstruir.
Continua a destruir e a destruir-se, a alterar e a alterar-se.
É tão frágil o Homem! Mesmo aquele que se diz tão capaz…
Mas, a realidade é que são todos capazes, principalmente quando julgam não o ser! É precisamente nessas alturas que podem e devem mobilizar todas as suas capacidades inatas. Se o fizer verá como é tão forte, tão corajoso, tão perspicaz. Certamente já passaram por uma situação em que pensaram “Não sei como tive coragem/”sangue frio” para fazer/conseguir…” Pois é… esse “sangue frio”, essa coragem, pode acontecer sempre, é preciso é Querer:

Depois de sete horas de voo lá estávamos em Punta Cana, para umas férias de diversão, convívio, contratempos (não seria normal se não acontecessem) e muita descontração!
No voo de regresso não houve oportunidade para divagações, decorreu durante a noite, logo… dormir o que se conseguiu, o barulho do ar condicionado não embalou!!

5 Comments:

At 10/8/06 21:10, Blogger saturno said...

Resumindo e concluindo foram umas férias em grande a que todos temos direito mas infelizmente muitos não têm a oportunidade de ter.
Eu vou aguardando pelas minhas que serão em breve se tudo correr bem.
Beijinhos com saudade!!!!!!

 
At 10/8/06 21:43, Blogger Ghandy said...

Realmente sete a oito horas de voo dá para pensar em muita coisa...
Bjs

 
At 11/8/06 17:15, Blogger MiguelGomes said...

Ai o "jet-lag"... :)

Fica bem,
Miguel

 
At 13/8/06 17:21, Blogger Luna said...

Então boas ferias
Assim é o homem pensa que esta a fazer o mundo evoluir,mas esta a atira-la para o abismo
beijos

 
At 22/2/07 14:26, Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! » » »

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Free counter and web stats