Serenidade

Sensibilidade...

23 maio 2006

O que é preciso entender?

O que é que é preciso entender?
Todo o Homem necessita de entender muita coisa ao longo da sua vida.
Uma dessas coisas é como funciona o equilíbrio.
Em primeira instância para se manter em pé e começar a dar os primeiros passos; anos mais tarde, para andar numa bicicleta de duas rodas e não num triciclo; muitos mais se passam e o equilíbrio é fundamental na gestão das finanças. Mas num aspecto o equilíbrio é fundamental e nunca se aprende definitivamente, está sempre em constante aprendizagem, mudança e evolução, é nas relações interpessoais. Neste aspecto o Homem sabe tudo e não sabe nada. Nasce sendo uma espécie sociável, o que poderia pressupor que nos seus genes se encontraria toda a informação necessária para estabelecer relações interpessoais efectivamente válidas, consistentes e permanentes. Mas o que constata é que, realmente ele nasce sendo um ser sociável mas que necessita de uma permanente readaptação. Quer porque se tratam de pessoas diferentes ou porque o ambiente é diferente ou até porque se viveu e como tal se aprendeu…
O equilíbrio é uma desses aspectos, mas poderia citar igualmente a mudança. Esta é permanente e se repararmos caminha lado a lado com equilíbrio. A seguir a uma mudança logo se tende para um equilíbrio, que logo nos impele para uma nova mudança, ufa… que cansativa e interessante é a vida.
Nesta reflexão hoje fico por aqui, sem esquecer de relembrar que na vida, na mudança que tende para um equilíbrio e num equilíbrio que impele uma mudança, está sempre presente a procura para do, ou o estar em, Amor (connosco, com os outros, com o Universo).

4 Comments:

At 26/5/06 17:19, Blogger Zé Miguel Gomes said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 26/5/06 17:19, Blogger Zé Miguel Gomes said...

A auto-protecção também se deve entender :)

 
At 27/5/06 00:21, Blogger maktub said...

concordo plenamente .. só a aprendizagem e o erro nos fazem evoluir ... ssó assim poderemos olhar para trás e verificar que andamos mesmo que muitas vezes se tenha de ir ao chão ....

 
At 21/7/06 06:56, Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

 

Enviar um comentário

<< Home

Free counter and web stats