Serenidade

Sensibilidade...

25 junho 2006


A semana passou…
Mas… não me importava de vivenciar uma outra tão intensa como esta!
Uma semana de trabalho árduo. Onde pude privar com miúdos e graúdos, uns já conhecidos outros nem tanto, mas todos eles deixaram marcas. Uns pelo carinho demonstrado sem me conhecerem, outros pelo carinho que dei, outros pelo respeito que senti pelo facto de admirar o seu trabalho, etc.
Uma semana de muito trabalho, mas também de muito divertimento.
Fazer actividades com alunos, meus ou não, é sempre motivo de alegria. A alegria contagiante destas idades faz com que nos esqueçamos dos nossos pequeninos problemas, das nossas tarefas não tão urgentes (mas que são necessárias levar a cabo) e vivamos o momento presente, tal como eles, as crianças. Assim deveria ser a vida do adulto: viver o momento presente sem se preocupar em demasia com o futuro e esquecendo de vez o passado (sem esquecer de interiorizar as lições, claro). É assim que as crianças vivem e…reparem com são alegres e bem-dispostas! Posso dizer que esta semana vivi o momento presente, bebi todos os minutos, todos os segundos sem pensar em demasia das preocupações! E … foi tão saboroso e não me embriaguei!
Nesta semana ainda houve tempo para privar com colegas e amigos. Actividades desenvolvidas exclusivamente para nós permitiu que privássemos, que a cumplicidade aumentasse, uma vez que em qualquer jogo é fundamental que a cumplicidade exista, para que a equipa chegue onde lhe é possível e também para que exista “fair-play”. Até na dança, nos deixamos embalar, ou melhor arrastar (o cansaço já era tanto!) esquecendo se estávamos ou não a fazer boa figura, apenas nos deixamos levar pelo som da música e pelos passos que a professora explicava com muita paciência!
No último dia a despedida, sexta-feira, festa de encerramento de mais um ano lectivo, para o 3º ciclo.
Dia intenso de emoções. De despedidas! Sim, afinal nem todos sabiam que já não ficaria mais a leccionar naquela escola, eram fotos, dedicatórias que esqueço de resumir e faço “testamentos”, beijos e … um até sempre! Foi o ultimo dia em que vi praticamente todos os meus alunos actuais e do ano transacto. Fui muito feliz nesta escola. Fiz o meu trabalho da melhor forma possível, e a melhor de todas as retribuições é, sem dúvida, o carinho, o bem-querer de todos aqueles que são mais importantes, os alunos.
À noite ainda tive a oportunidade de ver mais alguns e em situações bem engraçadas, uma vez que nunca imaginaria certos alunos a participar em marchas de S. João, como foi o caso. Foi muito giro vê-los como se de mulheres e homens crescidos se tratassem, a marchar não permitindo que a sua marcha ficasse menos rica sem a sua presença, representavam orgulhosamente a sua localidade.
Pois, é que decidi passar o S. João com os amigos da escola em Alpendorada. Foi uma noite agradável, a começar por alguns colegas que têm o dom de fazer rir os outros e de animar qualquer situação, mesmo quando sentimos que estamos a ir embora e que dificilmente voltaremos a estar com todos eles.
Mas a semana não terminou por aqui…sábado foi dia de participar numa cerimónia, um casamento. Para além da cerimónia religiosa em que o pároco repetia vezes sem conta a mesma coisa, tudo foi muito agradável em todos os aspectos: convívio com familiares, rever pessoas que apenas vemos em situações muitos especiais e conhecer outras. Para mim o mais agradável de tudo, para além do enlace de duas pessoas muito queridas, foi o facto de poder dançar, dancei, dancei e dancei… gosto muito e pelos vistos fiz com que alguém recordasse os seus tempos de juventude, minha avó que disse “Tenho muito orgulho em ti, és um bom pé de dança como eu era em nova!”
À noite, quando cheguei a casa, quase não conseguia andar, os pés doíam bastante e o corpo pedia descanso. Foi uma semana muito intensa, mas muito agradável… que venham mais que o corpo aguenta! Como diz o provérbio popular “Quem anda por gosto não cansa!”

5 Comments:

At 25/6/06 22:42, Blogger A. Marinho said...

Subscrevo as tuas palavras, mas em menos quantidade - os alunos não gostam assim tanto de mim :)
De facto foi uma semana em grande...outra se avizinha - está preparada...
;)

 
At 25/6/06 22:44, Blogger Serenidade said...

Enganas-te, os alunos também gostam muito de ti.
quanto à proxima semana, sim, preparada, sempre!!
BJs.

 
At 26/6/06 08:28, Anonymous Anónimo said...

Olá!

 
At 26/6/06 11:33, Blogger maktub said...

Isto é o que se pode dizer uma semana em cheio... continua assim cheia de energia. :)
bjs

 
At 28/6/06 19:14, Blogger saturno said...

Mas que semana...a minha pelo contrário foi bastante pacifica e nem consegui me despedir muito bem de ninguém.Mas penso que foi melhor assim porque não gosto de despedidas e talvez quando menos se espera encontramo-nos por acaso.
Beijinhos!!!

 

Enviar um comentário

<< Home

Free counter and web stats