Serenidade

Sensibilidade...

03 março 2006

"Eu"

Verifico que a sociedade está cada vez mais desconfiada. Não acredita em nada do que ouve, do que lê e até o que vê é colocado em causa! Umas dizem que são cépticas, outras que já sofreram muito e por isso já não acreditam em nada nem ninguém!
O que se passa? Serei ingénua? Penso que não. Acredito sempre, à partida, no que me dizem até verificar o contrário, até que os outros vejam que não é preciso omitir (e muitas vezes o que é catalugado de mentira não é mais do que uma omissão da verdade) nada para serem aceites, para serem bem recebidos e bem sucedidos. Porque a sociedade está sempre a esconder-se? Usam diariamente uma máscara do que gostariam de ser mas que não o são! E porque será que não o são? Não será porque no seu intímo não o querem realmente ser, não será que lhes falta vontade para isso? Mas se não o são porque escondem o seu verdadeiro eu? Têm medo? De quê? Só pode ser delas próprias! Porque não acreditam nas verdadeiras potencialidades do seu "eu". E aqui está o cerne do problema. Se não acreditam nelas próprias, como vão acreditar facilmente no que ouvem, lêm ou até vêem? E o resultado é um dia a dia frustrante, esgotante, decepcionante. Porque esgotam todas as suas energias sendo, esforçando-se para serem quem não são.
Não quero que pensem que sou um "poço" de autoconfiança. Bem pelo contrário, só que pelo menos estou consciente da realidade. Sou diariamente o que o meu "eu" é e quer ser, apesar de, por vezes, acreditar muito pouco nas minhas próprias potencialidades. Se estou triste não forço a alegria, espero que ela venha sem esforço porque então é o verdadeiro Sol a invadir-me. Se estou alegre, expresso-o não me inibo e devo dizer que essa expressão por vezes não será bem entendida pelos que me rodeiam, porque sei que a expresso sem me conter.
No entanto, também verifico que a maioria da sociedade manifesta, ou não, o seu verdadeiro "eu" dependendo com quem se encontre! Porquê? Vamos tirar a máscara, sendo verdadeiros seremos muito mais felizes e estaremos no bom caminho para encontrar acima de tudo a PAZ com o nosso "eu", deixaremos de estar em luta com o "eu" que tem sempre que se esconder.
Se cada um de nós for verdadeiro consigo próprio, é-o com todas as pessoas que entrem ou apenas que passem pelas nossas vidas, logo acreditaremos em tudo o ouvimos, lêmos e vêmos.

3 Comments:

At 4/3/06 15:14, Blogger A. Marinho said...

Éu bem tento tirar a máscara, mas os elásticos estão demasiado apertados....
Tens razão no que dizes, mas a verdade do homem está no que ele esconde.....

 
At 4/3/06 21:44, Blogger Serenidade said...

Todos temos uma máscara, a sociedade assim o exige! Só que aos verdadeiros amigos não há necessidade de a colocar, podemos retirá-la, devemos mostrar-nos como realmente é o nosso "eu". Se são amigos não nos vão abandonar ou "apontar o dedo"só porque somos como somos.Assim penso e assim o espero.

 
At 6/3/06 10:55, Blogger Zé Miguel Gomes said...

Muita e muita "boa" gente já o disse... Só temos que ser quem somos... Além do mais, não temos que ser ingénuos e, para qualquer pessoa, exibir-mos algo que mesmo a outra pessoa pode não querer/ter interesse em ver... Agora, quando saímos de nós e nos permitimos ser quem somos, sem egocentrismo, apenas amor, então é muito fácil sermos quem somos sempre, sem máscara...

Digo eu...

Bjs :)

 

Enviar um comentário

<< Home

Free counter and web stats